Marketing ou Negócios: o que falta para sua empresa decolar?


Será que os resultados de uma empresa dependem somente da comunicação? Muitos empresários, por desespero e desconhecimento do mercado, buscam nas estratégias de marketing soluções mágicas que cubram todas as falhas de gestão.
 
É preciso atenção e critério ao avaliar a capacidade e responsabilidades de cada área, a fim de não camuflar as inconsistências que acarretam em prejuízo para os negocios.
 
Neste artigo pontuamos os principais equívocos entre marketing e gestão de negocios para sanar suas dúvidas sobre este assunto. Confira as dicas da Avance Digital e descubra o que falta para sua empresa decolar.
 

Gestão e Plano de Negócios

 
Todo bom administrador sabe que a premissa para o sucesso de uma empresa está no planejamento de gestão e plano de negócios bem construído.
 
Esta cartilha inicial é responsável por definir quais serão os produtos e serviços prestados, custos, margens de negociação e previsão de prazos para retorno e equilíbrio financeiro. Sem esta visão, todo esforço de marketing é inútil e não há um norte para guiar as estratégias de comunicação.
 

Para que serve o marketing?

 
O marketing é um braço essencial nas estratégias de uma empresa, responsável por observar o mercado, compreender as necessidades dos clientes e atendê-las da melhor forma possível. É um equívoco esperar que o marketing resolva questões administrativas e comerciais do negócio.

A função do marketing é responder pela imagem e identidade de marca, comunicação com o público alvo, captação de leads e relacionamento com clientes. As ferramentas para isso incluem identidade visual, e-mail marketing, publicidade, redes sociais, organização de eventos, assessoria de imprensa e muito mais.
 
Este trabalho é realizado em conjunto com equipes comerciais, sócios e diretorias, que devem nortear as ações e estratégias através da análise de dados, resultados e objetivos da empresa a pequeno, médio e longo prazo.

Certamente os esforços de marketing visam retorno financeiro, na compreensão de que clientes satifsfeitos voltam a fazer negocios e divulgam sua marca. Contudo, este retorno não é simples de mensurar. Apenas com vendas online, que têm seu funil de vendas rastreado de ponta a ponta, é possível contabilizar o retorno financeiro de marketing com precisão.
 

Marketing e Novos Produtos

 
É possível criar uma estratégia de marketing em cima de um produto que ainda não foi lançado no mercado? Possível é, mas tenha em mente que nada disso acontece sem investimento financeiro.
 
Grandes marcas investem milhões em pesquisas de mercado para desenvolver seus produtos e serviços com base na expectativa do consumidor final. Porém, está longe de ser uma realidade para todas as empresas.
 
Já imaginou quão frustrante é para o consumidor comprar uma ideia que não existe? Pois é isso que acontece quando a verba para investimento é limitada e direcionada para o marketing, antes do produto.
 
Lembre-se: um produto bem desenvolvido pode até mesmo se vender sozinho, mas um marketing sem produto trará apenas prejuízos a longo prazo.
 

Pensando em Metas Reais
 

Cá entre nós, todo empresário sonha em se tornar uma grande corporação e se inspira nos maiores players do mercado para definir as estratégias de seu próprio negocio. Contudo, ignorar a solidez financeira e estrutura dessas empresas, tentando transpor para uma realidade orçamentária mais enxuta, costuma trazer grandes frustrações.
 
Tenha em mente que investimento é a base de tudo e nada se produz gratuitamente. O segredo do sucesso está em otimizar o orçamento existente, de modo a cobrir todas as pontas com mais ou menos verba, conforme a prioridade de cada empresa. Para isso, mantenha o plano de negocios revisado e bem estruturado, a fim de manter o controle sobre cada etapa a ser cumprida. Afinal, a escalada para o sucesso é longa, feita degrau por degrau. Ninguém chega ao topo pulando processos importantes. Pense nisso!
 
Defina metas reais para sua empresa. Diminuir as expectativas iniciais e manter olhar crítico sobre os produtos e serviços prestados é a maneira mais construtiva para lidar com adversidades, corrigir erros e alimentar as equipes de marketing com eficiência e resultados positivos.