O que é o Google Analytics?


Conhece o Google Analytics? Trata-se de uma aplicação, sem custo, utilizada nos Sites para fazer o monitoramento de tráfego. A grande maioria dos Sites faz uso do Analytics para visualizar estatísticas. Alguns julgam difícil, mas o processo em si é bastante simples. 
 
Com o Google Analytics é possível saber a quantidade de acessos no Site e o comportamento apresentado pelos usuários ao navegar pelas diferentes páginas no Site. A partir daí, é possível desenvolver uma análise pontual: o comportamento dos visitantes está indo de encontro, ou não, ao que era esperado em resposta a determinada ação.
 
A partir de uma boa interpretação dos indicadores, é possível desenvolver estratégias para aumentar o envolvimento com os clientes, avaliar a eficácia dessa estratégia e prospectar uma boa tomada de decisões. 
 
Para auxiliar, explicamos alguns termos para que você comece a monitorar as métricas do seu negócio na internet. 
 
Página Sessão: número de páginas visualizadas durante uma sessão. Ela é quem informa o número de pessoas atingidas pelo conteúdo/página;
 
Sessões: tempo em que a pessoa interage ativamente com o site. Cada sessão permanece ativa até que se passem 30 segundos de inatividade.
 
Visualizações de Página: total de páginas visitadas dentro do site. 
 
Taxa de Rejeição: indicador referente às sessões em que a pessoa sai do site sem interagir com ele.
 
Visitantes Únicos: número de pessoas que visitaram o site apenas uma vez durante o tempo determinado. É um dado bastante importante para mostrar a fidelidade do público.
 
Efetuando o cadastro através do link http://analytics.google.com, é possível agregar facilmente a ferramenta ao seu Site. O processo é simples e conta com três etapas. Basta seguir o passo a passo sugerido pelo próprio Google.