Social Media pra quê?



O crescimento exponencial das redes sociais é uma realidade incontestável: praticamente todo mundo tem alguma rede social e participa ativamente dela. Diferentes perfis, diferentes faixas etárias, diferentes localidades, é raro alguém não possuir uma conta nas redes. Pesquisas apontam que mais de 50% da população está conectada à internet – e o número só vem aumentando. Em janeiro deste ano, outra pesquisa mostrou que existem 88 milhões de conexões por meio de aplicativos de redes sociais e cerca de 103 milhões de contas estão ativas.

 
Este avanço faz com que, cada vez mais, empresas recorram às mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços. Ainda: elas também buscam estreitar os laços com o consumidor através da construção de relacionamentos com proximidade e uma boa comunicação. É fato: seu público está lá, é interessante que sua empresa também esteja.
 
As principais ações realizadas nas redes sociais giram em torno de: produção de conteúdo relevante e de qualidade, engajamento, planejamento e otimização de campanhas, google analytics, atendimento, monitoramento e métricas. Grande parte das pessoas não consegue compreender a importância dessa presença nas redes, a responsabilidade no gerenciamento e o retorno que isso traz à empresa. Assim como no jornalismo, trata-se de um trabalho que requer objetividade, interesse, acompanhamento, revisão, paciência e uma série de outros detalhes que farão a diferença no final do percurso.
 
Você já ouviu falar em Social Media? Hoje falaremos um pouco sobre esse profissional e, abordaremos suas atribuições em postagens adiante. O Social Media é responsável pelo gerenciamento de redes sociais, bem como pela produção de conteúdo para diversas plataformas (blogs, sites, mídias em geral). É ele quem vai responder pelos resultados das campanhas, planejar as ações, gerenciar possíveis crises e fazer com que a sua empresa e/ou negócio tenha boa representatividade, presença e imagem no que tange as mídias sociais
 
É comum desacreditar o trabalho e o empenho necessário para que um Social Media consiga desenvolver suas atribuições e atingir suas metas. Talvez isso ocorra porque os resultados não são instantâneos: trata-se de um processo lento (não há como precisar exatamente o tempo que será necessário para alcançar os resultados, só estimativas). Depois que os primeiros resultados aparecem, o profissional já consegue identificar diversos pontos e trabalhar com prazos e objetivos cada vez mais precisos.
 
No próximo post conversaremos mais sobre as atribuições e os resultados que um Social Media pode conseguir.